30/08/2025

Sarau brasil 2025 Seleção poesia Brasileira

 




Aqui estou eu com meu inesquecível fazer sem ter um porque talvez  Sem pretensão de concorrer com os outros apenas comigo  mesmo  Daí escrevo dois   Compasso de verso e aguardo se um deles vai prestar e quando presta fico grato a Deus o criador e aos humanos seres fontes da minha inspiração

Poema Selecionado

DANÇAR  DAS LÍNGUAS

Um aprendizado sem fim

Acariciando o intelecto num rico saber

Quando chega o fim

Se  estica no galho sufixal,

 uma nova palavra uma nova fonética

na dança dos conceitos. 

"Cagado e cuspido" Decalcado e Esculpido

"Brocado" Blocado encaixe perfeito

"Dois sentidos não assa milho" não assimilam

Assim se renova a dança da língua seguindo seu ritmo,

 Na  coexistência dos dialetos.


Lista dos selecionados

www.concursonovospoetas.com.br 

04/08/2025

Denival Matias,"Um dia tive um sonho"

 Ser um Escritor"Poquen não?




        

                                   LIVROS: COMPRAR AQUI



Um dia tive um sonho

 Eu Denival Matias;Uma  dia encontrei uma pessoa daquelas, entusiasta que instiga  seus  sonhos fazendo com que você os persiga dia após dia. Foi assim, uma interpelação: qual seu sonho?-Ser escritor. Porque não? Era Dezembro de 2001 um ano depois da conclusão do ensino médio. O porteiro escreve o que lhe chama a atenção na janela do cotidiano.

Um dia começou a se realizar: O Estudante  estava no laboratório de informática de Letras, Da Universidade Estadual de Feira de Santana Ele passou no vestibular 2005.2.

Já era 2010, e em 2011, foi publicado seu primeiro livro: Memórias de Um Porteiro, naquele ambiente aconchegante, pra quem tinha um sonho de ser escritor. No romance, conta as histórias vividas e ouvidas por um porteiro de uma escola do ensino médio na Cidade de Santo Estêvão-Ba.

 A língua francesa foi pra mim uma experiência nova que ficou tatuada na minha história de estudante universitário. Agora, são dois compasso infinito de aprendizado e comunicação linguística  : Inglês e francês.

Hoje, graduado, meu sonho de ser escritor realizado, e muitos sonhos para serem postados e compartilhados na rede das vivências para construção de outras histórias.

No segundo semestre de 2014, nasceu outro filho, por vias normais, meu segundo livro: Resquícios de Poesia que começou a ser gerado ainda durante a graduação. Um dia resolvi reunir meus rabiscos e fazer uma exposição. Local: Biblioteca Julieta Carteado (UEFS). Onde os primeiros olhares caminharam pela viela dos meus versos 70 pessoas pararam para registrar sua passagem, seus nomes nas pautas de um caderno que guardo até hoje no baú de estudante. Deste nome, nasceu  um blog, meu  saite oficial.

Com 124 poemas este Livro de poesia revela a alma do poeta, sobre quatro dimensões: O lírico, o dramático o épico e o religioso que forma um mundo quadrilátero nas faces desta obra. Os sonhos são o alimento da vida, pra vida. Assim vou sendo um eterno sonhador. Além disto, ser um produtor de sonhos. Realizados, conservá-lo para posteridade.




Hoje continuo sonhando e contruindo sonhos.2025 ano de publicação:
Memórias de um Porteiro-II e Memórias e Outros versos.Estou literalmente em busca do meu milésmo
 


👀💚💚💙💗💗💗💗💜💜💜💕PRÓXIMOS LANÇAMENTOS


MEMÓRIAS DE UM PORTEIRO-II

APRESENTAÇÃO

CONTOS, CRÔNICAS, CANTOS E POESIA.

 

Memórias de um Porteiro II(em contos) O Refletir das Memórias de Adolescentes

Histórias vividas, lírica e poeticamente pelo seu “amigo”; Jhennyo e suas amadas e o que se passou  a sua volta na janela do seu olhar. Neste compasso de Memórias Agora Um olhar refletido.  Um garoto pobre e negro, com um sonho de ser  quase tudo na vida que promova a felicidade.

O autor mergulha nestas histórias  nas memórias  e na própria história que “Sobrevivia” em sua vida órfão, sonhando sempre em dias  melhores. Submergindo da pobreza extrema se torna funcionário público, trabalha e estuda e se apaixona pelo ir e vir das pessoas que caminhavam pela beirada de sua história.  Protestante livre de fanatismo aprendeu  a lei do amor e do respeito ainda na adolescência (Em suas crônicas )versando realidade e lirismo  revela sua natureza no compasso de cada verso( E seus cantos): a musicalidade se confunde com o som dos versos líricos épicos dramáticos e religiosos que vão surgindo nas memórias relatadas num tom de poesia e vida real. Em mais alguns versos  a expressão de amor pela arte poética de recriar nos ambientes reais ou   reinventados.

O autor continua a dialogar com as história reais  que se passou Memórias de um Porteiro em frente a janela do seu olhar humano e introspectivo, ou em seu próprio coração , púbere e inocente: de um adolescente adulto que estar sempre querendo um pouco mais deste insaciável amor que  o faz poeta.

 

 MEMÓRIAS E OUTROS VERSOS

 

 



APRESENTAÇÃO

(POESIA) 

Este é mais uma continuidade, Este é o seu 6º livro já contidos neles: 522 poemas e outros 5 em antologias poéticas nacionais, Agora segue esta jornada :em busca do seu milésimo poema aqui em:(Memórias e Outros versos).  

Este  é mais um compasso onde litero  a vida em minha tímida arte de desenhar poesia em poemas, neste  criar e recriar usando e “abusando” do meu livre poetizar, na linguagem da dança dos versos no som desta lira polifônica, atraindo reflexões límpida ou com um ponto de ambiguidade, talvez uma dualidade entre o real e o  imaginário.

Aqui (em Memórias e Outros versos): a expressão de amor pela arte poética de recriar nos ambientes reais ou  imaginários,   reinventado fazendo e refazendo histórias do mais puro sentimentos chamado amor, nesse discursar que emerge dos seus lábios em silêncio enquanto seus pensamentos escreve,  dando formas através de letras este compasso de emoção  e poesia para a humanidade.



 



                                                                        CAPA-01


CAPA-02


CAPA-03

CAPA-04


Antologias Brasileira de Poesias





Contido,Não sei até que ponto isto é importante mas  é um teste do  que eu gosto de fazer nas 24 horas vagas: escrever para alimentar a alma dos humanos seja Ele; româticos, realista ou Naturalista, Meus versos  como passaro recem libertado voáram, voáram  diante do olhar do poeta exibiram suas liberdade de semover  pelo Céu e viajar Boa viagem meus versos  quem sabe um dia volte pra mim dizer por onde andaste se algum espaço emfeitaste ou se siplismente fugiste pelos mundos desde que se libertou do papel Assim contido estou Navegando nete carrosseu de letras onde os poetas brincam de descrever a vida e quem sabe Deus teus bons ventos transpote meus versos pelos cantos , norte sul leste oeste e se esparrama feito chuva fina em um dia de verão e adormeçam em forma de uma flor de riso e de graça nos corações. Assim , o ser humano "bruto" de alma eternamente adolescente escontido nos braços da poesia. Estar contido sendo Escritor  fazendo parte da Literatura "brasilera".[Saiba mais]

Na  esperança de ser lido.escrevo,
quando a vida se movimenta descrevo
quando mim deixam ir eu volto 
quando não,volto, revolto e sigo 
e convido a vida pra dançar outra vez.






DenivalMatias


quarta 29 outubro 2